Aline Delfiol

Publicações

Pensão por morte: o que precisa para dar entrada?

Nesse artigo você saberá o que é e quais os requisitos necessários para dar entrada no pedido de pensão morte no INSS

O benefício de pensão por morte é uma proteção dos familiares no momento de muita dor e também de impacto financeiro com a ausência desse ente querido que veio a falecer.

É importante observar que existem 03 requisitos básicos para quem ficou a ter esse direito. Entre eles:

  • Comprovar o óbito;
  • O falecido ter qualidade de segurado;
  • O familiar ser dependente do falecido.

De uma forma bem breve e simples vamos a explicação desses requisitos.

A comprovação do óbito pode ser feita através da certidão de óbito, mas, existem casos que a morte é somente presumida, ou seja, existe a possibilidade da morte em razão de, por exemplo, um desastre aéreo, pessoa sumiu, desabamento etc.

Quando se fala em qualidade de segurado é algo simples: é como se a pessoa estivesse pagando um seguro de um carro. Se houver algum dano e tiver seguro esses prejuízos são pagos pela seguradora contratada. No caso do INSS, precisa que a pessoa venha contribuindo para a previdência ou por meio de um trabalho de carteira assinada, pagamento de carnê entre outros.

Não é todo familiar que vai ter esse direito. Existe algumas categorias, sendo que se preencher a primeira exclui as demais. Havendo esposa, companheira ou filhos os demais são excluídos, como é o caso de pai ou mãe. Salvo algumas exceções.

É importante destacar que os requisitos acima são os básicos e que precisam de outras documentações para complementar e entrar com o pedido diante do INSS.

Essas documentações além das básicas vão variar conforme for a categoria desse familiar perante a previdência.

Para saber detalhes do seu caso concreto é necessário agendar uma consultoria. Não sabe o que é isso? Nesse post eu te explico, se já sabe e deseja agendar uma consultoria entre em contato aqui.

Gostou dessa informação? Compartilha no whatsapp com algum familiar que precisa saber desses detalhes.

O texto acima foi elaborado em parceria com a Dra. Aline Marques (OAB/RO 9978). Pós Graduada em Direito Previdenciário e MBA em Planejamento Previdenciário. Idealizadora do perfil no Instagram no qual há informações sobre seus direitos em face do INSS.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Picture of Aline Delfiol

Aline Delfiol

Advogada, especialista nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Consumidor.

Pesquisar

Está Gostando? Compartilhe

Mais populares:

Rolar para cima