Aline Delfiol

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Descubra seus direitos como passageiro em casos de atraso ou cancelamento de voo

Viagens aéreas são a maneira mais rápida e conveniente de viajar, mas infelizmente, atrasos (e cancelamentos) de voo são comuns e podem causar muita frustração. Se você já passou por isso, sabe o quanto pode ser humilhante esperar horas em um aeroporto sem saber o que está acontecendo e sem ter qualquer assistência. No entanto, muitas pessoas não sabem quais são seus direitos em situações assim.

De acordo com a legislação quando o voo é atrasado o passageiro tem direito a:

  1. informações sobre o voo. Isso inclui informações sobre o motivo do atraso, a previsão de partida e quaisquer outras informações relevantes.;
  2. acesso à internet e comunicação;
  3. alimentação;
  4. hospedagem e transporte.

Se você está esperando em um voo atrasado, pergunte ao funcionário da companhia aérea o que está acontecendo e quais são as suas opções.

Em caso de atraso, é importante que você mantenha registros detalhados (como, por exemplo, fotos do painel informando o atraso, prints de conversa com familiares ou outras pessoas informando sobre o atraso no voo), incluindo a data, hora e motivo do atraso. Estas informações serão úteis se você decidir buscar uma compensação por danos morais (em razão do atraso sofrido) ou dos danos materiais com gastos de alimentação, no caso da empresa não oferecer voucher para tal finalidade.

Se o voo for cancelado o passageiro pode:

  1. pedir o reembolso do valor total gasto com a passagem;
  2. solicitar reacomodação em outro voo da mesma companhia ou de outra, caso houver;
  3. finalizar a viagem por outro meio (ônibus, van, etc).

Assim como no caso de atraso, mantenha o registro de todas as informações possíveis sobre o cancelamento, o novo voo (ou a nova forma de finalizar a viagem) bem como dos gastos que você tiver durante esse período.

Se você passou por um atraso de voo ou cancelamento e acredita ter direito a uma compensação, não hesite em entrar em contato com a advogada para ter o direito de ser tratado de forma justa e equitativa, independentemente do motivo do atraso.

Se quiser que a especialista analise o seu caso basta entrar em contato clicando no botão “AGENDAR CONSULTA” logo no começo da página.

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Aline Delfiol

Advogada, especialista nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Consumidor.

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