Aline Delfiol

Publicações

Qual o valor da União Estável no cartório?

Saiba quanto custa para regularizar a sua união estável por meio de uma escritura pública em cartório (sim, escritura pública e não contrato).

Antes de mais nada é preciso saber se você está vivendo uma união estável ou se é um simples namoro, para isso, indico a leitura desse artigo.

Caso esteja e queira regularizar a sua união, parabéns! Você está evitando diversos problemas e permitindo que você e sua/seu companheiro (a) tenha seus direitos assegurados.

A dúvida que surge é como e quanto vai custar essa regularização.

Pois bem, inicialmente é de suma importância que você e seu ser amado passem por uma consultoria jurídica. Na consultoria vocês irão esclarecer todas as dúvidas e receber a orientação adequada sobre como proceder. Cada caso é um caso e cada família guarda uma peculiaridade.

Se você não sabe o que é uma consultoria jurídica, veja esse post.

Isso porque, além de regularizar a união, vocês podem decidir o regime de bens. Vale expor que caso não escolham qual será o regime de bens adotado a lei impõe a comunhão parcial de bens (em resumo, o que o casal construir – de bens e de dívidas – será de ambos).

E talvez esse não seja o melhor regime para o casal.

Feitas essas considerações vocês podem procurar um cartório de notas da sua região e formalizar por meio de uma ESCRITURA PÚBLICA.

Sim, ESCRITURA PÚBLICA.

O contrato que você pegou como modelo na internet, assinou e reconheceu a firma não tem tanto valor. O ideal é uma escritura pública.

Os valores variam conforme a região e ano.

Para Rondônia em 2022, o procedimento mínimo no Cartório é R$ 321,01. O procedimento completo e seguro da união estável pode chegar a aproximadamente R$ 452,11.

Não é demais lembrar que a escritura pública não muda o estado civil. Ou seja, quem é solteiro continua solteiro, o viúvo permanece viúvo e o mesmo ocorre com o divorciado.

Em outras palavras: a escritura pública da união estável não muda seu estado civil para casado. E “em uma união estável” não é um estado civil.

Quais os documentos necessários?

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento ou casamento (para quem é viúvo ou divorciado) atualizada.

Preciso necessariamente da presença de um advogado para fazer esse documento?

Não precisa. Porém, é recomendado.

A união estável impacta em diversos campos da sua vida. Desde o regime de bens (caso não seja o adequado para o seu relacionamento/vontade poderá gerar problemas no futuro por puro desconhecimento), até o eventual recebimento de pensão por morte.

Você pode estar pensando que é exagero ou besteira, e que é muito simples, afinal na comunhão parcial tudo é nosso daqui pra frente, na comunhão universal tudo se torna nosso (o que era meu passa a ser seu também) e na separação cada um tem seus bens.

Pois é, mas vou te dar só um spoiler: na comunhão universal de bens você não poderá ser sócio (a) do seu parceiro, traduzindo, se vocês tem um sonho de ter um empreendimento juntos esse regime não é para vocês.

Por isso é ideal ter uma consultoria jurídica para entender qual a vontade do casal e apresentar a melhor solução jurídica para essa vontade.

“Eu já tenho uma união estável mas quero me casar, com véu, grinalda e tudo que tenho direito, é possível?”

Sim, mas alguns detalhes devem ser observados para não ter prejuízos. Só que isso é assunto para um outro post.

Gostou? Quer saber mais? Me acompanhe no Instagram lá todos os dias trago dicas e informações sobre seus direitos de família.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Picture of Aline Delfiol

Aline Delfiol

Advogada, especialista nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Consumidor.

Pesquisar

Está Gostando? Compartilhe

Mais populares:

Rolar para cima