Recebeu uma fatura altíssima na sua casa com cobrança de recuperação de consumo de energia elétrica?
Chegou uma carta ao cliente dizendo que tinha irregularidade na sua Unidade Consumidora de energia elétrica?
“Você teve que assinar um Termo de Ocorrência e Inspeção e depois recebeu uma fatura altíssima de energia na sua casa?
Depois de uma inspeção a concessionária elétrica enviou uma fatura cobrando um valor absurdo de energia?
Advogada formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia possui pós graduação em Direito Administrativo especialista em resoluções de casos de cobrança indevida de Energia Elétrica no Estado de Rondônia.
O procedimento comum começa com a fiscalização pela concessionária após a detecção de medição incorretas de consumo e uso indevido de energia elétrica. A concessionária de energia elétrica vai até o imóvel onde essa prática está supostamente sendo realizada, e substitui a caixa de medição, tampa do medidor e a tampa do bloco de terminais. Após a verificação no local, solicita que o consumidor assine um TOI – Termo de Ocorrência e inspeção e pouco tempo depois chega uma fatura de recuperação de consumo com o valor calculado bem acima do valor habitualmente pago.
Após todo o procedimento de identificação da ação de furto de energia, a concessionária não pode emitir de forma unilateral a punição ao consumidor sem qualquer respaldo ou amparo legal/judicial; e além de que, a perícia deve ser feita por terceiros não podendo a própria concessionaria efetuar a perícia e alegar que houve o furto de energia.
Se você achou o artigo esclarecedor, não deixe de enviar para pessoas que também possam se interessar pelo tema, tenho certeza que elas irão te agradecer muito por isso.
E se ficou com alguma dúvida, estamos à disposição para esclarecer ainda mais o tema, basta clicar no botão abaixo.