Aline Delfiol

Publicações

Negativação indevida: o que fazer caso seu nome tenha ido parar nos órgãos de proteção ao crédito indevidamente

Você tem o direito de ter um histórico de crédito saudável e preciso. No entanto, muitas vezes, informações incorretas ou desatualizadas são incluídas nos registros – e algumas indevidamente- o que pode prejudicar a sua vida financeira.

Com isso, você pode encontrar impedimentos para que obtenha empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros serviços financeiros, além de prejudicar sua classificação de crédito e sua capacidade de fazer negócios no futuro.

Caso isso tenha acontecido com você saiba que há solução.

Definição de Negativação Indevida

A negativação indevida é uma situação injusta e frustrante. Ela ocorre quando informações incorretas ou desatualizadas são incluídas nos registros de crédito, o que pode ser causado por erros de digitação, informações incorretas fornecidas por credores ou até mesmo fraude. É importante monitorar o seu histórico de crédito para garantir que não haja informações incorretas.

Em outras palavras, ocorre quando alguma empresa afirma que você está devendo algo que nem chegou a contratar. Com isso, seu nome é negativado mesmo que não esteja devendo.

Por óbvio essa conduta da empresa está errada e há consequências jurídicas.

Direitos do Consumidor

Felizmente, você não precisa enfrentar a negativação indevida sozinho. Você tem direitos que o protegem e lhe permitem solicitar a retirada de informações incorretas dos seus registros de crédito e, se necessário, recorrer à justiça para resolver o problema.

Não hesite em fazer valer seus direitos!

Como Lidar com a Negativação Indevida

Se você enfrenta a negativação indevida, aqui estão algumas dicas poderosas para proteger seu crédito e evitar consequências negativas:

  1. Monitoramento constante: Verifique regularmente seu histórico de crédito para garantir que não haja informações incorretas ou desatualizadas.
  2. Contato com as empresas responsáveis: Se você detectar informações incorretas em seu histórico de crédito, entre em contato com as empresas responsáveis e peça que corrijam as informações.
  3. Caso não façam procure o PROCON da sua região ou cadastre uma reclamação no site CONSUMIDOR.GOV;
  4. Poder da justiça: Se as empresas não corrigirem as informações incorretas, você pode recorrer à justiça para resolver o problema e pedir para que seu nome seja retirado dos órgãos de proteção, a suposta dívida seja declarada inexistente, bem como receber danos morais por tal negativação indevida. Nosso escritório possui especialistas no tema, para entrar em contato basta clicar aqui.

Conclusão

Não permita que a negativação indevida afete sua vida financeira e seu futuro.

Verifique regularmente seu histórico de crédito, entre em contato com as empresas responsáveis e não hesite em fazer valer seus direitos. Esteja informado, protegido e livre de preocupações. Garanta o seu direito de ter um crédito saudável e preciso! Caso tenha acontecido com você entre em contato com o nosso time.

Compartilhe esse conteúdo no grupo de amigos. Não deixe que a informação fique somente com você, afinal, alguém próximo pode estar passando por essa situação.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Picture of Aline Delfiol

Aline Delfiol

Advogada, especialista nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Consumidor.

Pesquisar

Está Gostando? Compartilhe

Mais populares:

Rolar para cima